Menu Fechar

Caracterização do projeto

Desenvolvimento de um conjunto de atividades formativas para recuperar/manter ativas tradições dos concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

Esta ideia poderá servir de base para a criação do próprio emprego fomentando o desenvolvimento regional e turístico.

Formação em áreas temáticas envolvendo a administração local, valorizando os conhecimentos ancestrais dos artesãos/mestres para formar outras pessoas.

Objetivos do projeto

• Apoiar a renovação e transmissão dos saberes e técnicas inerentes ao exercício da atividade artesanal;
  • Promover profissões ligadas a áreas tradicionais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca;
  • Qualificar recursos humanos nas áreas selecionadas com base na especificidade de cada localidade;
  • Criar novos postos de trabalho, dando especial relevo à iniciativa empresarial;
  • Desenvolver o saber-fazer de ofícios tradicionais dando-lhes oportunidade de perpetuação, evitando o seu desaparecimento;
  • Apoiar a inovação no setor do artesanato;
  • Fomentar a modernização com a (re)utilização de materiais promovendo também a vertente de proteção do meio ambiente;
  • Sensibilizar para o valor do ofício artesanal no âmbito educativo;
  • Promover o turismo local contribuindo para o desenvolvimento de atividades turísticas associadas à valorização do património cultural.

Relevância do projeto

Este projeto integra, tendo em conta as especificidades próprias de cada município, perspetivas de empregabilidade, promovendo a criação de pequenas iniciativas geradoras de novos postos de trabalho, podendo vir a contribuir para a fixação das populações, ao mesmo tempo que contribui para a recuperação e a dinamização de ofícios tradicionais através da transmissão dos saberes que lhes são próprios.

Para além disso, pretende fomentar o lançamento de novos produtos ou novas variedades de produtos existentes, e introduzir novas formas de organização empresarial, designadamente as potenciadoras do empreendedorismo ou novos métodos de comercialização e marketing.

A inovação nas artes e ofícios é um dos elementos-chave a promover, uma vez que é considerada um importante fator de competitividade, mantendo-se sempre ligada à criação livre e genuína do artesão e ao património cultural e identitário da região.

A proteção ambiental é outro componente a ter em conta uma vez que se pretende fomentar a (re)utilização de diversos materiais naturais.

O projeto em causa reveste-se de elevada relevância/pertinência do ponto de vista das necessidades de qualificação e certificação de artesãos, assim, as ações de formação a realizar serão certificadas através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) de modo a garantir a fiabilidade das mesmas e a capitalização no Passaporte Qualifica dos formandos.

A dinamização de uma parceria com o CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património) originará a inovação, intercâmbio de experiências, transferibilidade e reflexividade de competências, nomeadamente com estratégias ativas e significativas para a comunidade, como exposições e workshops.

Relativamente à vertente escolar, este projeto tem como intuito sensibilizar os mais jovens para a importância dos ofícios tradicionais e do artesão na manutenção das tradições e identidade cultural, através da preservação e valorização do património local.

Ao nível do turismo a implementação deste projeto será uma mais-valia, no sentido de incorporar o património cultural em experiências novas para os turistas que visitam os municípios participantes uma vez que o turismo cultural consiste na visita a um determinado destino com o objetivo de conhecer a cultura local nas suas diferentes formas de expressão, nomeadamente, o artesanato.

Público-alvo

Pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam iniciar ou revalidar competências nas artes e ofícios tradicionais ou obter “Carta de Artesão”;

Pessoas que pretendam frequentar workshops livres de modo a iniciar ou aperfeiçoar as artes a desenvolver;

Público escolar que tenha interesse em conhecer, preservar e valorizar o património cultural local.